Tudo o que é enviado por correio é classificado como simples ou registrado. Correio simples inclui: cartas, postais, “pacotes menores”, encomendas, e pode ser enviado e recebido sem o recibo. A monitoração do deslocamento das remessas simples não é gravada. As remessas registradas recebem obrigatoriamente um código de identificação individual para o rastreamento. Esse código é atribuído a todas as remessas registradas (cartas registradas, encomendas registradas etc.). Nesse caso é possível rastrear a remessa online.
O número de rastreamento (em inglês: tracking number) são algarismos ou uma sequência alfanumérica individual atribuídos à remessa registrada. Esse número permite determinar a localização atual dos seguintes tipos de remessa:
peso até 2 kg;
R X123456781 CN
peso de 2 a 20 kg;
C X123456781 CN
Encomendas EMS
E X123456781 CN
onde:
R/C/E – indicam o tipo do envio;
Х – letras de A a Z servem para unificar o código;
123456781 – combinação de algarismos para unificar o código;
CN – código-identificador do país remetente de acordo com a Norma S10 UPU (sendo, neste exemplo, a China).
Quando a remessa for supervisionada por transportadoras expressas comerciais (UPS, DHL etc.) a estrutura do código de rastreamento pode diferir da norma internacional. Por exemplo, a DHL Global Mail usa a seguinte estrutura: GM12345678912345678, onde «GM» é o tipo de entrega, 17 algarismos formam o código único. Esse código permite rastrear a remessa enquanto ela está dentro do país remetente. Após exportação a remessa recebe um código internacional conforme a norma S10 para o seu rastreamento posterior.
O código de rastreamento do envio postal será indicado no recibo (fatura) emitido pela agência postal. Caso a compra tenha sido efetuada numa loja online, o código aparecerá na conta pessoal na página do pedido. Não confundir o número de pedido e número de rastreamento: o primeiro é atribuído na confirmação da compra e o segundo somente após o registro da carga pelo vendedor na transportadora.
O número de pedido normalmente consiste de algarismos, e o código de rastreamento, como já foi demonstrado, é alfanumérico. A exceção é quando o rastreamento é suposto acontecer apenas no país remetente, nesse caso o código também pode ser apenas numérico.
Alguns vendedores enviam o número único para o endereço de e-mail. Caso você não encontre o número na sua conta pessoal na loja ou na sua caixa de entrada de e-mail, deve em contato com o vendedor e pedir o número.
Todas as remessas internacionais são enviadas para o país de destino de dois modos:
Dados sobre a operadora de transporte são indicados pelo vendedor – de forma independente consegue-se apenas determinar o país remetente ao verificar as letras no final do código de rastreamento. Sabendo qual é a transportadora, o envio da remessa pode ser verificado também.
Os serviços de correios e de entrega têm sites oficiais, onde a remessa pode ser rastreada inserindo o código de rastreamento no campo de pesquisa (que normalmente está na página inicial do site). Assim que a encomenda sai do país de envio, o rastreamento pode ser feito no site oficial do serviço de correios do país de destino, ou no site da transportadora responsável pela entrega no país de destino. Para envios de preço médio, são habitualmente os serviços de correios nacionais. Todos os sites oficiais são na língua do país (na melhor das hipóteses têm a versão inglesa), sendo por vezes bastante complicado entender a interface e o status da remessa.
O nosso serviço permite rastrear a encomenda pelo código de rastreamento mesmo que você não saiba através de qual transportadora ela foi enviada. Além disso, você não vai mais precisar ir de um site para outro, pois o pkge.net automaticamente detecta serviços de correios e de entregas não só no país de envio, mas também no país do destino, e fornece informações detalhadas sobre a sua encomenda em português. Para isso você só precisa consultar o seu código de rastreamento e inseri-lo no campo de pesquisa. O nosso serviço tem acesso às informações de mais de 100 serviços de entrega em todo o mundo, e por isso você não terá nenhuma dificuldade em rastrear a sua encomenda.
Rastrear a remessa logo após obter o código é impossível. Principalmente no caso de lojas online. Primeiro a carga é registrada, embalada e transferida para local de triagem (no total todos os procedimentos preparatórios levam de 2 a 7 dias). Somente após a chegada da encomenda no local de triagem é que ela se torna “visível” para rastreamento.
Remessas internacionais chegam ao destino em média dentro de 2-3 semanas, encomendas menores podem demorar um mês, encomendas EMS demoram 1-2 semanas. Os serviços expressos funcionam mais rapidamente e entregam encomendas dentro de 3 a 7 dias.
Caso a remessa esteja indisponível para rastreamento ou tenha deixado de ser rastreada, isso pode significar o seguinte:
No primeiro e terceiro casos, você terá que aguardar uma notificação por escrito na sua caixa de entrada de e-mail. Caso a encomenda tenha sido perdida, você terá que apresentar uma declaração de busca. Quando o período de seguro termina e a informação sobre a remessa ainda está ausente e o vendedor não é capaz de prestar esclarecimentos, você terá que solicitar um reembolso. Quando a encomenda atravessou a fronteira e está em atraso, você terá que negociar uma renovação de seguro com o vendedor.
Controle as suas encomendas, e se por qualquer motivo a encomenda não chegar dentro de 5 dias antes do final da proteção de cliente, inicie uma disputa. O status da sua encomenda que você pode obter com o nosso serviço servirá como prova em seu favor.